O que é Reiki? O que é a Terapia Reiki e como ela funciona?
O Reiki é uma técnica milenar de cura e é considerado uma Terapia Alternativa Complementar. A Terapia Reiki é uma técnica de canalização da Energia Vital Universal que proporciona profundo relaxamento e o equilíbrio dos nossos pontos energéticos (chakras ou chacras). Com os chakras alinhados e equilibrados conseguimos manter uma postura alegre e feliz perante a vida e encarar os problemas e dificuldades de forma mais suave e menos estressante.
Essa técnica milenar usada por povos bem antigos como Tibet, Índia, China, Japão, Egito, etc, renasceu no Japão no começo do século passado através de MIKAO USUI, que era um monge e pesquisador de técnicas antigas “curativas” que buscou nas escrituras antigas como Buda e outros grandes homens faziam. Hoje carinhosamente podemos dizer que ele é o “Pai do Reiki”.
O Reiki utiliza a troca de energia para revitalizar e harmonizar o corpo, usando as mãos como fonte desta energia para promover bem-estar, felicidade e serenidade.
Para praticar o Reiki, é necessário o desenvolvimento da consciência e do sentimento de amor incondicional, sendo que, assim, se passa de uma pessoa para a outra, um tipo de boa energia, que tem os seguintes objetivos:
- Redução do estresse e ansiedade;
- Equilíbrio hormonal e diminuição dos sintomas de estresse;
- Redução das toxinas do organismo;
- Equilíbrio emocional;
- Aumento da criatividade;
- Aumento da calma, tranquilidade e serenidade;
- Aumento do autocontrole;
- Diminuição da impulsividade;
- Fortalecimento do sistema imune;
- Diminuição dos sintomas da depressão e da síndrome do pânico.
O Reiki faz parte do conjunto de terapias bioenergéticas, que são técnicas de exercícios e de respiração para ativar o fluxo de energia do corpo, causando benefícios ao organismo e à mente, como elevação da consciência, melhora dos pensamentos e comportamento.
O que pode ser tratado pelo Reiki
Devido aos benefícios, o Reiki pode ser utilizado como terapia complementar para problemas de saúde, como:
Ansiedade e depressão
Esta técnica pode ser uma excelente aliada para o tratamento da ansiedade, devido ao relaxamento e bem-estar que proporciona. Desta forma, os sintomas do estresse são aliviados, promovendo sensação de paz interior e calma, o que, também pode ter benefícios para a melhora da depressão e sintomas da TPM.
Dor crônica
O relaxamento produzido durante a prática do Reiki contribui para a diminuição dos níveis de estresse, o que melhora a tensão e a fadiga musculares. Desta forma, pode haver melhora de dores musculares e de cabeça, reduzindo a necessidade do uso de comprimidos analgésicos, por exemplo.
Insônia
A sensação de bem-estar aumenta a liberação de hormônios como serotonina e endorfina, que são excelentes aliados para afastar a insônia. Além disto, o Reiki causa relaxamento, o que também age para uma melhor noite de sono.
Benefícios do Reiki na gravidez
O relaxamento e calma proporcionados pelo Reiki podem ser muito úteis durante a gestação, pois podem diminuir a insegurança e o estresse comuns neste período, e proporcionar um parto com maior tranquilidade.
Além disto, o controle do estresse diminui a produção de hormônios negativos, como cortisol e adrenalina, que podem provocar aumento da pressão arterial, pré-eclâmpsia e aumentar o risco de parto prematuro.
Quando não fazer o Reiki
Esta prática não deve substituir tratamentos prescritos pelo médico, como para depressão, pressão alta, diabetes ou asma, por exemplo. O Reiki deve ser utilizado para o alívios de problemas leves, e como forma de auxiliar o tratamento das doenças, e, portanto, deve-se, consultar o clínico geral ou o médico que acompanha a doença antes de iniciar este tipo de terapia.
Reiki Transforma! Eu amo o Reiki!
Quer conhecer mais o Reiki? Deixa seu comentário.
Forte Abraço,
Denis Eustáquio
Deixe um comentário