O transtorno de ansiedade afeta milhões de pessoas ao redor do mundo a cada ano. Seja por questões mal resolvidas no passado ou até mesmo pela vida moderna que vivemos, com a correria do dia a dia, a “obrigação” de sermos multitarefas, realizando diversos trabalhos ao mesmo tempo, consumindo nossa saúde física e emocional.
Ao contrário do que se vê nos filmes, a hipnose envolve muito mais do que viajar para um estado de transe depois de olhar nos olhos de alguém. Durante uma sessão de hipnoterapia, o paciente passa por um processo que ajuda a relaxar e focar sua mente, e assim ser capaz de responder à sugestão.
Nesse estado de relaxamento, acredita-se que você está mais disposto a se concentrar em sua mente subconsciente. Isso permite explorar algumas das questões mais profundas com as quais você lida diariamente.
As sessões de hipnoterapia podem ser usadas para explorar memórias reprimidas, inserir prática de hábitos saudáveis que possam diminuir a sensação de ansiedade, ajudar a relaxar e reprogramar um cérebro ansioso.
O praticante, ou terapeuta, está lá para ajudar a orientar esse processo. Em um estudo feito em 2016, os pesquisadores examinaram os cérebros das pessoas enquanto estavam passando por sessões de hipnose guiadas e descobriram que um cérebro hipnotizado experimenta mudanças que dão a uma pessoa, atenção focada e maior controle físico e emocional.
No que diz respeito ao controle da ansiedade, tratar o sintoma é importante sim, mas descobrir a causa e tratá-la é indiscutivelmente mais eficiente para o tratamento real.
Através das sessões de hipnoterapia, é possível descobrir o momento e a causa que desencadeou esses sintomas e, com algumas técnicas, inserir no subconsciente do paciente, gatilhos com o intuito de direcionar a mente para certas tarefas, atitudes ou até palavras para um estado de relaxamento, diminuindo a ansiedade instantaneamente.
Os efeitos podem ser sentidos de imediato, devido aos comandos estarem inseridos na parte cerebral que manda as informações para as ações do indivíduo.
A pessoa que antes sofria de ansiedade aprende a sair do estado de alerta, a buscar o relaxamento e o repouso da mente, aprende a controlar seus pensamentos de maneira a eliminar atitudes negativas, substituir lembranças ou até mesmo esvaziar sua carga emocional. Dessa forma, os níveis de ansiedade diminuem até deixarem de ser um problema, recuperando assim a qualidade de vida.
Forte abraço,
Denis Eustáquio
Deixe um comentário