Relacionamento abusivo: como tratar através da hipnose

Muitas vezes, a pessoa com a qual estamos nos relacionando, é considerada uma ótima pessoa, e o abuso vem disfarçado como cuidado e proteção. Logo surge a manipulação, chantagem emocional, e isso faz com que deixemos de ser quem realmente somos, abrindo mão do que queremos e ficando presos naquela teia de mentiras.

Essas mesmas pessoas, costumam ser sedutoras, atenciosas e carinhosas, mas que na mesma intensidade que nos fazem sentir a pessoa mais amada do mundo, quando a insegurança e baixa autoestima vem à tona, necessitam inferiorizar, sugar a energia do outro, como forma de alimento. 

Geralmente, pessoas manipuladoras estudam bem o seu alvo, procuram saber do seu passado e fragilidades, para serem utilizados a seu favor num futuro bem próximo. O ciclo abusivo vem acompanhado de três fases: idealização, desvalorização e descarte.

No começo, eles têm a incrível capacidade de ser exatamente o reflexo daquilo que você deseja, quer e precisa. Todas as emoções normais de euforia que se sente quando inicia um novo relacionamento estão lá. No entanto, ainda que tudo esteja perfeito, existe sempre algo estranho que não se encaixa, que você não entende bem o que, mas decide ignorar. Esse sonho tem um prazo de duração e quem determina esse prazo é ele.

Em seguida, desvalorização, a segunda fase do ciclo que compõe esse tipo de relação. É a hora de conhecer a pessoa com quem realmente está. Aos poucos, mina sua autoestima, confunde sua identidade, desdenha de seus sonhos e conquistas, aponta de forma cruel seus defeitos, isola-a do mundo acusando a todos, levanta contra você suspeitas daquilo que você não fez, alterna sua cara amarrada e mal-humor com pequenos gestos de doçura (de modo que não perca o controle sobre você), enfim, lhe faz provar um doce-amargo constante, de modo que você passa a ter diante de si alguém que você “ama”, mas que estranhamente lhe entristece a maior parte do tempo. A confusão mental (dissonância cognitiva) se instala e isso mantém a vítima presa ao abusador.

Aos poucos, o manipulador separa-se emocionalmente da vítima, o que ocasiona o descarte. Isso faz com que você se pergunte o que fez de errado e inicie uma maratona para “compensá-lo” e trazer a relação para a primeira fase. A resposta é mais distanciamento e indiferença. 

Mas, o descarte nem sempre é o ponto final. Uma pessoa perversa, pode arrastá-lo por essas dinâmicas, com promessas vazias e alternância de tratamento, por 10, 20, 30 anos se você permitir. Podem entrar e sair, comprometerem-se com outras pessoas e ainda assim não descartar você. Enquanto você servir de alimento para o seu ego,  será útil.

Para romper esse ciclo, não há outro caminho: contato zero. 

Centenas de pessoas, em sua maioria, mulheres, passam por essa situação todos os dias, e precisam buscar ajuda para se desvincular emocionalmente desses relacionamentos tóxicos e superar os traumas deixados por eles, traumas estes que implicam até em restabelecer novos relacionamentos.

A terapia com hipnose é focal e tem até 90% mais eficácia  que as terapias convencionais na solução de quadros complexos, como  traumas de relacionamentos abusivos, agressão física, sexual ou emocional. As estatísticas mostram que crianças e mulheres são as principais vítimas dos traumas decorrentes de situações de abusos, humilhações e até terror psicológico por parte dos agressores.  O Transtorno de Estresse Pós-Traumático está acompanhado muitas vezes de outros sintomas tais como depressão, pânico, ansiedade, isolamento, baixa autoestima, angústia, desânimo, insônia, abuso de substâncias químicas, dentre outros.

A terapia, como hipnose clínica, entra para ajudar esse cliente a se fortalecer emocionalmente, buscando relações mais saudáveis e rompendo o elo com relações que ocasionem sofrimento.

Forte abraço,
Denis Eustáquio

Hipnoterapeuta no Recreio e Barra da Tijuca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.