Essa é uma pergunta comum que a maioria de nós faz enquanto busca opções para melhorar nossa saúde e nossas vidas em geral. Embora esses dois termos soem praticamente os mesmos, cada um representa um significado completamente diferente, com a relação comum entre os dois sendo que ambos se referem a maneiras de alterar o estado da mente.
Então, qual é exatamente a diferença entre esses dois termos?
A diferença entre Hipnose e Hipnoterapia
A maneira mais simples de expressar a verdadeira diferença entre hipnose e hipnoterapia é defini-las. As definições fornecem uma sugestão para os diferentes significados desses dois termos em relação à mente e à consciência.
Para começar, a hipnose é simplesmente um estado de consciência em que sua mente se torna receptiva e aberta a sugestões. É um estado de espírito que a maioria de nós passa diariamente, por exemplo, quando sonha acordado, quando assiste a um filme, ou quando você adormece enquanto lê um livro!
Hipnoterapia, por outro lado, é uma forma de terapia em que um hipnoterapeuta e você aplicar a técnica de hipnose para tentar identificar suas falsas crenças com a intenção de mudá-las para que você possa seguir em frente na vida.
Usando uma analogia de jardim para explicar a diferença nas definições acima, a hipnose é como semear a semente e regá-la para que ela possa germinar e crescer em uma planta saudável. Hipnoterapia, por outro lado, é como capinar o jardim para que você possa remover quaisquer plantas indesejadas, as ervas daninhas.
O que cada uma dessas técnicas faz?
Com a hipnose, há um processo de indução, assim como o processo de semear uma semente, onde você se move para um estado de consciência e através de afirmações positivas e sugestões, você muda as coisas em sua vida que você está pronto para mudar. Você pode entrar nesse estado consciente e relaxado, ou com a ajuda de um terapeuta. O resultado final é uma mente relaxada, uma sensação agradável e abertura para mudanças de pensamento e comportamento.
Embora não seja um substituto para a assistência médica e de saúde profissional, mas um procedimento complementar, a Hipnoterapia é usada para ajudar as pessoas a melhorar suas vidas de várias formas. Estes incluem simples redução do estresse e relaxamento, ajudando as pessoas a suportar e controlar a dor, ajudando com trauma, lidando com procedimentos médicos, reduzindo os sintomas do transtorno funcional e o bem-estar geral de uma pessoa. É uma opção de terapia usada para ajudar as pessoas a lidar com emoções e traumas.
Quem pratica essas técnicas?
Qualquer pessoa pode passar por hipnose sem a ajuda de uma segunda parte. É uma técnica relativamente simples que pode entrar para jogar mesmo quando se está fazendo as atividades diárias simples, como assistir filmes ou ler livros, com melhores efeitos sendo alcançados se for praticado conscientemente. No entanto, uma pessoa que pratica hipnose nos outros é chamada de hipnotista.
Com hipnoterapia no entanto, você precisa da ajuda de um hipnoterapeuta, que é uma pessoa treinada para ajudar os outros com esta técnica. Além de hipnoterapia, um hipnoterapeuta geralmente tem certificações e qualificações em algum outro treinamento profissional como ciência da mente, aconselhamento e terapia.
Essas qualificações permitem que um hipnoterapeuta forneça consultas e consultas muito aprofundadas antes das sessões reais de terapia, para que possam adaptar os procedimentos de cuidados mais apropriados para um paciente em particular. Na verdade, a maioria desses hipnoterapeutas trabalha em conjunto com os médicos, onde recebem encaminhamentos para pacientes que precisam desses cuidados.
É bom notar aqui que a hipnose não deve ser confundida com o tipo de hipnose empregado no entretenimento, também chamado de hipnose de palco. Esta discussão concentra-se na hipnose terapêutica que ajuda a pessoa a melhorar em uma determinada área de sua vida, limpando sua mente e concentrando-se em atividades e uma mentalidade que pode levar a possíveis soluções para seus problemas, que é mais como meditação.
Essas técnicas são certas para você?
Verdade seja dita, hipnose e hipnoterapia tiveram sua parcela de controvérsias. No entanto, elas têm sido provadas, e outra vez, para produzir resultados muito melhores na resolução de alguns distúrbios e doenças. Por exemplo, a hipnoterapia mostrou ser mais eficaz do que a medicação no tratamento da síndrome do intestino irritável (SII). Estes métodos são seguros, sem efeitos colaterais, e sem qualquer coisa, eles levam a um sono melhor e mais relaxado você.
Forte Abraço,
Denis Eustáquio
Deixe um comentário