O que é Caridade?

Caridade é um sentimento ou uma ação altruísta de ajuda a alguém sem a espera de qualquer recompensa. A prática da caridade é notável indicador de elevação moral e uma das práticas que mais caracterizam a essência boa do ser humano, sendo, em alguns casos, chamada de ajuda humanitária. Termos afins: amor ao próximo; bondade; indulgência; perdão; compaixão.

Caridade nas tradições religiosas

Segundo o Catolicismo

O Cristianismo afirma que a caridade é o “amar ao próximo como a si mesmo”. E afirma que se uma pessoa não se amar adulterando e mentindo a si mesma sobre as coisas que a rodeia, defendendo somente o seu ponto de vista sem pensar no ponto de vista divino, pode estar “amando” o seu próximo, mas da sua maneira, pois quanto mais buscar o esclarecimento divino sobre como amar a si mesma, maior poderá ser o amor desta pessoa pelo seu próximo.

Segundo o Espiritismo

A Doutrina Espírita entende a caridade como um dever moral de todo homem e que não se resume apenas ao auxílio material. 

A caridade, portanto, reflete o princípio cristão fundamental de amor mútuo entre todos, independentemente da situação em que se encontrem, tendo aplicação no âmbito moral e material.

Segundo o Protestantismo

A caridade, também traduzida corretamente como amor, tem sua origem na palavra grega “agapé”. Em nosso idioma a palavra amor assume diversas interpretações possíveis como amor sensual. No original grego, assume um significado especifico, que tem mais sentido como um comportamento uma escolha do que propriamente com sentimentos, tendo como possíveis significados: afeição ou benevolência, amor caridoso e querido.

Segundo o Budismo

A caridade não é um conceito chave no Budismo. Um conceito importante e próximo é o da generosidade. A generosidade é o primeiro e mais básico paramita, ou seja, uma das maneiras de atravessar de samsara para a iluminação. Há três tipos de generosidade: material, de conhecimento e a de tirar os seres de um estado de medo.

Dois conceitos fundamentais que devem ser citados são: O amor, que é a motivação de querer que os outros seres sejam felizes e a compaixão, que é a motivação de querer que os outros seres não sofram.

Segundo a Umbanda

A caridade dentro da religião umbandista é uma premissa, pois segundo a definição do espírito manifestado através da mediunidade de Zélio Fernandinho de Moraes: A Umbanda é a manifestação do espírito para a prática da caridade.

O grande problema é o desgaste, o desuso da palavra, o mau uso que se dá a ela, porque o ato de caridade não é aquilo que você pensa que está fazendo. Se a caridade é curar a causa, a caridade maior é transformar a vida de alguém, eu penso, essa é a maior caridade que se faz, quando você consegue transformar a pessoa, transmutá-la. Dizem que transformar é para fora e transmutar é para dentro. Transmutá-la, tirá-la daquele lugar, colocá-la em outro lugar de consciência.

Essa é a maior caridade e na Umbanda isso é muito presente, e o conceito de amar ao próximo também.

Quando a Umbanda diz “Tudo é Um” como interpretação do nome Umbanda, isso mostra que existe um objetivo: fazer da Banda (nós) uma unidade com Um (Deus).

Forte Abraço,
Denis Eustáquio

Hipnoterapeuta no Recreio dos Bandeirantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.