Praticamente todos nós já utilizamos a diferença entre mente consciente e inconsciente para explicar algum processo psicológico no nosso dia a dia. Mas, como tudo isso funciona?
Na verdade, as três mentes – consciente, subconsciente e inconsciente – trabalham juntas para criar sua realidade. No artigo de hoje, vamos ampliar esse conhecimento para mudar seus hábitos e criar um ambiente mais feliz, tranquilo e confiante.
Sua mente consciente é o que a maioria das pessoas associa com quem você é, porque é onde a maioria das pessoas vive dia a dia. Mas, não é de modo algum onde toda a ação acontece.
Vamos imaginar que a mente consciente é um pouco como o capitão de um navio parado na ponte dando ordens à equipe na sala de máquinas abaixo do convés, o subconsciente, que executa as ordens.
O capitão pode estar no comando do navio e dar as ordens, mas é a tripulação que realmente guia o navio, tudo de acordo com o treinamento que eles receberam ao longo dos anos para melhor fazê-lo. Na prática, a mente consciente se comunica com o mundo exterior e com o eu interior através da fala, imagens, escrita, movimento físico e pensamento.
Já a mente subconsciente, por outro lado, está encarregada de nossas memórias de longo prazo e todas as emoções e hábitos que foram programados durante toda a nossa vida. É a parte do cérebro que é responsável pelo que as pessoas acreditam em suas vidas. Se uma pessoa crê que existem extraterrestres, ela tem uma crença de que existem seres de outros planetas, estabelecida em seu subconsciente.
Uma pessoa que acredita que não vai conseguir a promoção tão esperada dentro da empresa só pensa assim porque tem alguma coisa relacionada a isso que está armazenada em seu subconsciente. Dessa forma, a mente subconsciente é o acervo de crenças que todas as pessoas possuem.
A mente subconsciente é o depósito de todas as memórias e experiências passadas, tanto aquelas que foram reprimidas por meio de traumas quanto aquelas que foram conscientemente esquecidas e não são mais importantes para nós. É a partir dessas memórias e experiências que nossas crenças, hábitos e comportamentos são formados.
O subconsciente comunica-se constantemente com a mente consciente, e é o que nos fornece o significado de todas as nossas interações com o mundo, filtradas através de suas crenças e hábitos. Ele se comunica através de sentimentos, emoções, imaginação, sensações e sonhos.
A mente inconsciente está relacionada ao nosso cérebro mais primitivo, o reptiliano, cuja função é garantir a sobrevivência.
Assim, as funções do inconscientes são: Controlar nosso sistema imunológico (o que garante nossa saúde), o sistema nervoso autônomo (batimento cardíaco, digestão, respiração, temperatura, etc) e o nosso instinto de sobrevivência (a reação de lutar ou fugir).
E como a hipnose intervém nesse processo? Basicamente, faz com que o nosso consciente baixe a guarda, de forma que os nossos pensamentos não encubram o conteúdo subconsciente. Assim, a linguagem do subconsciente floresce e fornece para o profissional todas as relações ocultas que você vem reprimindo há anos, sem perceber.
O poder está em aprender a usar todas as partes de nossa mente em nosso benefício e em saber compreender aquilo que nela precisa ser eliminado ou potencializado.
Alimentar um mindset positivo faz toda diferença em nossos resultados pessoais e profissionais e nos impulsiona a ter comportamentos mais compatíveis com aquilo que sonhamos. Por isso, trabalhar nossos processos mentais, identificar as crenças limitantes e sabotadoras é uma atitude importante para aprender a controlar a mente e estimulá-la positivamente. Esta é a sabedoria do autoconhecimento, compreender os limites e as potencialidades e encontrar formas efetivas para – por meio de nossos dons e talentos – conquistar resultados extraordinários em nossas vidas.
Forte abraço,
Denis Eustáquio
Deixe um comentário