A hipnose é um estado da consciência humana que envolve atenção intensificada e concentrada, consciência periférica reduzida e capacidade aumentada de responder à sugestão.
A mente humana é composta da mente consciente, subconsciente e inconsciente. Vale dizer que 95% da mente humana é comandada pelas nossas emoções e 5% pela razão.
Para uma boa interpretação, a mente consciente é responsável por partes funcionais da mente, incluindo a lógica, organização, sequenciamento, funções verbais e analíticas etc.
Já o nosso subconsciente contém os componentes expansivos da mente, como a imaginação, emoções de todas as ordens, sentimentos, sonhos entre outros.
E essas partes da mente são divididas por um filtro conhecido como “fator crítico”, que regula quais informações ou sugestões passam para a mente subconsciente.
Através do processo de hipnose, o fator crítico é contornado e as sugestões são recebidas diretamente pela mente subconsciente, onde são imediatamente postas em prática.
No texto de hoje, vamos desmistificar para vocês a respeito da quantidade de mal-entendidos sobre o que é hipnose e como funciona. Compreensivelmente, essa confusão cria medo e relutância em se envolver nessa forma de terapia para algumas pessoas.
Muitos acham que a hipnose é apenas uma técnica utilizada em programas de TV para fins de entretenimento. Mas, seu uso mais impactante é como uma ferramenta terapêutica para ajudar a trazer mudanças duradouras para o sujeito. À medida que aprendemos sobre hipnose, faz sentido separar fato da ficção.
Abaixo, mostramos alguns mitos e verdades sobre hipnose:
O hipnotizado confessa segredos sem querer – MITO!
Mesmo em transe, a mente se mantém em vigilância e, dessa forma, protege a integridade das pessoas.
A hipnose não ativa uma super memória – VERDADE!
A hipnose pode ser usada para ajudar algumas pessoas a lembrar de algum fato esquecido. Mas, mesmo que possa ser usada para potencializar a memória, não ocorre tão facilmente. Só é possível acontecer com lembranças marcantes e que por alguma razão se encontram bloqueadas na mente da pessoa e ainda não se apagaram.
Hipnose NÃO é a mesma coisa que adormecer – VERDADE!
Hipnose e sono são estados de consciência completamente distintos. Durante o sono, não temos o controle de nossos pensamentos. Já na hipnose, você participa ativamente do que está pensando.
A pessoa fica inconsciente – MITO!
Muitas pessoas pensam que na hipnose ocorre a inconsciência, e isso não é verdade. A consciência deve estar presente para que o paciente participe do processo de cura. O transe hipnótico ocorre por uma dissociação consciente / inconsciente.
Por fim, é importante ter a consciência de que a hipnose (auto-hipnose) é uma ferramenta simples, mas poderosa para a autotransformação e uma visão engajada com maior controle de sua mente e destino.
Os resultados dependem exclusivamente de você querer. Toda hipnose é uma auto-hipnose onde você é o piloto e eu sou o copiloto que possui o mapa e as ferramentas para lhe guiar.
Forte abraço,
Denis Eustáquio
Deixe um comentário